fbpx

Coffee Lover

Inspire-se ao ver a técnica de pintura com café!

O café é a fonte de inspiração para criar vários formatos de arte, isso é um fato. Música, poesia, desenhos que se popularizam e logo se tornam estampas.. uma infinidade de composições feitas a partir da bebida. Hoje o foco será na pintura com café, e acredite: é surpreendente!

Como dito, o café é inspiração! Em meio aos pintores a bebida é uma fonte de ideias e existem provas disso!

“Num pé de café nasci,

O trenzinho passava,

 Por entre a plantação”

Candido Portinari

Candido Portinari, um dos maiores pintores da história, mostra neste verso que os grãos de café eram parte de sua vida.

É verdade que durante sua carreira o artista pincelou mais de 200 obras que retratam os processos de colheita, transporte, secagem e os cafeicultores de sua época. Portanto, o Projeto Portinari (iniciado em 1979) disponibilizou estas obras que encantam seus admiradores.

O projeto teve direção do filho único do pintor, João Candido Portinari, que reuniu um acervo de 5.146 trabalhos de seu pai.

Aliás, uma curiosidade: foi em 1935, na exposição do Carnegie Institute de Pittsburgh, nos Estados Unidos, que a obra intitulada “Café” conferiu a segunda menção honrosa ao pintor. Desta forma, Portinari conquistou o reconhecimento internacional.

A pintura com café foi a união perfeita de elementos para causar espanto e emoção entre os críticos americanos, que avaliaram o trabalho como “a aparição espetacular do Brasil”.

 

pintura com café

“Café” de Portinari- Fonte: Projeto Portinari/Divulgação

Se interessou pela ideia de unir pintura com café? Depois dê uma olhadinha na imensa coleção de Portinari, pois vale a pena admirar suas pinceladas e rascunhos.

Mas e a técnica de pintura com café?

Esta técnica é de outro nível! A bebida, pó e grãos são as “tintas” que vão dar o tom dos desenhos e com toda certeza, pintar com café não é fácil e comum, mas o resultado é maravilhoso.

Veja algumas telas encontradas no Pinterest:

 

pintura com café

Fonte: Pinterest

 

Pintura com café

Fonte: Pinterest

 

pintura com café

Fonte: Pinterest

 

pintura com café

Fonte: Pinterest

 

Elena Efremova, Rafael Galvão, Ghidaq Nizar e Giulia Bernardelli são alguns dos nomes de artistas que resolveram se aventurar na técnica de pintura com café e criam imagens impressionantes com o uso do líquido, do pó e da borra.

Seja com os dedos, pincéis ou com apenas a movimentação do café expresso, o trabalho final é de tirar o fôlego.

 

pintura com café

Fonte: Pinterest

 

E então, vamos pintar também? 😂

Mas nos fale se você tem algum dom ou habilidade com café. Pois que é possível novos usos com ele, nós já sabemos.

Até a próxima!

Leia também: Vamos fazer um cantinho do café?

Monique Almeida
Monique Almeida

Estudante de Publicidade e Propaganda na ESAMC Campinas, sou apaixonada por moda, livros, dias de chuva e momentos em família. Amo mochilar, e passo o tempo livre planejando minhas viagens!

Comment: 1
  • Rafael Galvão
    27 de outubro de 2018 22:51

    ❤ 🖌 ☕

Poste um comentário