Coffee Lover

O que é french press / prensa francesa e como funciona?

Mais um método de preparo de café prático e ótimo para se ter em casa!

A french press – conhecida também como prensa francesa – é mais um método de preparo de café. E pode ser que você a conheceu há pouco tempo, mas é uma invenção do século retrasado. Caramba!

A história mostra que os primeiros modelos da french press foram desenhados em 1852, na França, mas foi na Itália em 1929 que a invenção foi registrada!

O esboço das primeiras unidades da french press

O esboço das primeiras unidades da french press

Voltando ao século XXI…

Após esses anos todos de melhorias no projeto, hoje temos consolidado um método que faz muito sucesso! Excelente para se ter em casa pela praticidade e possibilidades! Você pode obter bons resultados na xícara, vamos conhecer um pouco melhor a french press.

O projeto do cafeteira french press é muito simples, ela é composta basicamente por duas partes: O copo, recipiente cilíndrico onde você deposita o café já moído e a água. E a tampa, que em sua ponta possui um filtro metálico para separação do sólido e do líquido do seu café.

Veja detalhes na foto abaixo:

Partes da french press / prensa francesa

Partes da french press / prensa francesa

Como preparar um bom café na prensa francesa?

É bastante simples. A extração é feita por infusão e filtragem!

É indicado uma moagem grossa, pois se for fina muitos resíduos podem passar pelo filtro de metal, tornando a experiência menos agradável.

Leia também ~> Café sem açúcar é apenas para especialistas?

O tempo de infusão é uma variável interessante, comece com 3 minutos. É interessante variar a granulometria com o tempo de infusão, a partir daí você pode descobrir a forma que mais te agrada.

Outras formas de extração:

Existem outras formas de extrair o seu café na french press. É realmente um método muito versátil! Veja abaixo um vídeo com uma extração longa, com a intenção de não ter resíduos na bebida:

Conteúdo extra…

A questão da granulometria é realmente muito importante no preparo do café nesse método. Então considere ter um moedor com regulagem para garantir a moagem ideal, ou se possível peça para moer exclusivamente para French Press.

Além de passar muitos resíduos, o tempo de infusão também é uma questão.

Quanto mais fino o grão de café é moído, maior é a área de contato da água com esse grão. Assim, acontece maior extração. Inclusive de mais cafeína e outros compostos que podem trazer amargor para sua bebida.

Eu não tenho um moedor… e agora?

Não se preocupe, mas nesse caso indico menos tempo em infusão… para seu café apresentar boas características!

E não se esqueça: Mais importante que o método, é o café! 🙂 

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário