fbpx

Coffee Lover

O café mais caro do mundo – Kopi Luwac

Caro e inusitado!

O café mais caro do mundo é um café produzido de uma forma não convencional – não mesmo – e por isso é tratado como exótico.

Kopi significa café, Luwac é o nome de um animal não encontrado no Brasil, conhecido aqui como civeta. Isso na língua da Indonésia.

Luwac - Civeta - O animal responsável pelo café mais caro do mundo

Luwac – Civeta – O animal responsável pelo café mais caro do mundo

A partir daí já podemos imaginar o processo.

Esse animalzinho come os frutos mais maduros e doces, não mastiga a semente, após a digestão o animal defeca e o café é retirado de suas fezes. Pouco simpático, não é mesmo? Mas é justamente o que o torna especificamente o café mais caro do mundo!

Temos a versão brasileira…

Temos a versão brasileira desse “processo”, o famoso café do Jacu. Produzido pela fazenda Camocim, na região das montanhas do Espírito Santo.

Leia também ~> Por que escaldar o filtro antes de preparar o café?

Jacu é um pássaro e o mesmo processo acontece: O bichano come os grãos maduros, faz uma perfeita “colheita seletiva” e o resto é história…

O café do Jacu é um café com alto custo, mas ainda é “mais acessível” que o Kopi Luwac, o pacote com 250g da versão da Indonésia é comercializado por aproximadamente R$1.000,00 – Sim, MIL REAIS – além de ser bem difícil de encontrar em terras tupiniquins!

Vale a pena o investimento?

Aqui vai o meu ponto de vista!

Diria que como experiência vale a pena conhecer, se é a sua vontade e interesse.

Sensorialmente falando, não é preciso colocar tanta grana para tomar um bom café. Definitivamente não! Estamos no Brasil, o maior produtor de café do mundo inteiro, café aqui não falta (e nem dos bons). Certo? 🙂

Diria que nesse caso, o café mais caro do mundo não significa ser o “melhor” café. Até porque, o melhor café para mim pode não ser para você!

Porém, é exótico! O manuseio é delicado e a história agrega valor!

A pergunta que eu faço é: Você pagaria?

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário