fbpx

Coffee Lover

utilizar a borra do café

Descubra formas criativas de utilizar a borra do café!

Os vários benefícios do café não são mais segredo para ninguém! Previne doenças, alivia o estresse, há quem diga que até ajuda no combate ao câncer. Mas você sabia que também pode utilizar a borra do café como sua aliada nas tarefas diárias?

Sim, isso mesmo que você acabou de ler! A borra do café, aquele restinho de pó ensopado que sobra depois de coar o café e que geralmente vai direto para o lixo.

Afinal por que utilizar a borra do café?

Deixando de lado a antiga crença de que é possível utilizar-se da borra do café para uma breve leitura de seu futuro, vamos falar um pouquinho sobre como este restinho de pó pode tornar o seu dia a dia mais fácil.

Vamos conferir algumas das utilidades da borra do café?

Dispersar cheiros ruins

utilizar a borra do café

A geladeira pode acumular mau odor causado pela decomposição dos alimentos.

Você sabia que a borra do café pode tirar o cheiro ruim de objetos e ambientes?

Sua geladeira está com um cheiro desagradável há alguns dias e você já não sabe mais o que fazer para resolver este problema?

Basta separar a borra do café coado, deixar secar por um tempo e então reservar em um potinho que será colocado dentro da geladeira.

Aos poucos você vai perceber que o cheiro está desaparecendo.

Você também pode utilizar a borra do café para tirar aquele cheiro de alho ou cebola das mãos depois de cozinhar o jantar, ou mesmo dissolver um pouco da borra em água morna e jogar no ralo da cozinha ou do banheiro que está cheirando ruim.

Isso acontece porque os gases com o mau cheiro são capturados pelo pó da borra do café, porém atenção, essa técnica só funciona se o mau cheiro tiver como origem compostos biodegradáveis.

Adubo para plantas

utilizar a borra do café

Os elementos químicos da borra do café funcionam como nutrientes para o solo e as plantas.

Já ouviu falar sobre a utilização da borra do café como adubo de plantas?

A borra do café é rica em diversos nutrientes como, por exemplo, potássio, nitrogênio e magnésio, e também é rica em ácido.

Estes componentes unidos formam um tipo de adubo natural que fornece alguns dos elementos que faltam na terra com propriedades alcalinas ou que apresentam falta de nutrientes próprios.

Você também pode misturar outros tipos de adubos orgânicos ou folhas secas, galhos e serragem para um resultado mais efetivo.

Antipragas

utilizar a borra do café

O café é tóxico para insetos e pragas de plantações.

Você pode utilizar a borra do café como um antipragas natural para as suas plantações, uma vez que pequenos insetos e outras pragas que consomem as plantas, legumes e verduras evitam contato com cafeína.

A cafeína, presente no pó da borra do café é tóxica para insetos e pragas, como lesmas e lagartas.

Basta colocar um pouco da borra ao redor da raiz das plantinhas e pronto, os insetos e pragas ficarão bem longe da sua plantação.

Por conter acidez em sua composição, tome um pouco de cuidado com a quantidade utilizada. Caso prefira, pode espalhar a borra do café com uma certa distância da raiz.

Mantém o gatinho longe

utilizar a borra do café

Caso seu gatinho seja curioso e goste de brincar com plantas delicadas, a borra do café pode ser uma solução.

Você pode repetir o mesmo processo citado acima se quiser manter seu gatinho longe dos vasos com as plantas mais delicadas.

Se o seu felino gosta de brincar em seu jardim, ou tem o costume de xeretar dentro dos vasos, a borra do café manterá ele afastado em razão do odor.

Como a quantidade de borra do café é equivalente ao tamanho do animalzinho, se lembre que você precisará usar um pouco mais.

Só tome os cuidados necessários para que o solo não se torne muito ácido.

Esfoliante facial

utilizar a borra do café

A borra do café também funciona como esfoliante facial.

Como uma das utilidades mais conhecidas, a borra do café pode ser usada para esfoliar o rosto e tirar aquelas impurezas que se escondem nos poros.

Molhe a pele do rosto, separe um pouco da borra do café, espalhe pelo rosto e massageie com movimentos circulares. Caso prefira, misture a borra do café no iogurte natural.

O pó contido na borra do café esfoliará sua pele e minimizará a incidência de cravos e espinhas.

Você também pode deixar sua pele descansar por cinco minutos, assim a cafeína resultará em uma pele mais clara e tonificada.

Esfoliante capilar

utilizar a borra do café

Esfoliar o couro cabeludo com café auxilia no crescimento dos fios.

Misture a borra do café com um pouco de água e aplique no couro cabeludo massageando por cinco minutos.

Em seguida, enxague até retirar todos os vestígios da borra do café e finalize com o condicionador.

Utilizar a borra do café também auxilia no esfoliamento do cabelo e atua no crescimento dos fios.

Gostou de nossas dicas?

Leia também: Como surgiu o Irish Coffee ou Café Irlandês?

Thaiane Pinha
Thaiane Pinha

Estudante de marketing, escritora e inclinada a jornalista. Viciada em séries e apaixonada pelos meus pets e, é claro, um bom café!

Nenhum comentário
Poste um comentário