Coffee Lover

Vai ferver a água para fazer café? Como assim?

Ferver a água para fazer café: um crime?

Quem é que nunca ouviu que não se deve ferver a água para fazer o café? Ferver a água é realmente um crime e a forma mais fácil de destruir o seu cafezinho? O fogo alto e super bolhas são armas contra o sabor? Vamos aos fatos. Quer saber como nos preocupamos com a temperatura da água? Vem com a gente…

As opiniões se diferenciam, mas a questão é sempre a mesma: O medo de errar! Ah… Vale dizer que as considerações aqui são para os cafés filtrados ou aqueles que dependem de você para ser feito – esquece o café espresso, a história da temperatura da água para o café espresso é bem diferente – As dicas servem para o método que você tem em casa: Hario V60, Kalita wave, Chemex, Melita, ou qualquer outro método para seu café passadinho, Aeropress, Frenchpress, etc.

Confira também> Açúcar no café. Pode ou não pode?

Quais as justificativas para NÃO ferver a água?

Uma das razões para defender essa prática é acreditar que água quente QUEIMA o café. Talvez essa opinião tenha ganhado força com o aumento do consumo de chás – oi? – Sim, os chás que são feitos pela infusão da água com ervas, flores, especiarias, etc. base MUITO mais sensível que o café.

Para o CAFÉ: Ferver a água

Para o CAFÉ: Ferver a água

O café é uma semente dura que passou por um processo de torra. No torrador ficou por minutos submetido a centenas de graus célsius. Será mesmo que a água muito quente vai realmente queimá-lo? Essa questão não é para concluir que se pode jogar água fervendo no seu pó. Ok? Temperatura mais alta que o normal “superextrai” seu cafezinho, inclusive mais cafeína, um dos motivos que o café fica com amargor mais acentuado.

Como fazer então?

A temperatura ideal para extração de um bom café coado é ALTA, algo entre 94°C e 96°C, se você é uma dessas pessoas que adoram a precisão na cozinha e possuem um termômetro, DIVIRTA-SE e descubra a temperatura que melhor te agrada. Se você, como eu, não possui um termômetro e NÃO quer errar: Enfim, ferva a água! Escalde o filtro, troque o recipiente, espere 30 segundinhos e siga fazendo o seu cafezinho.

vamos ferver a água!

vamos ferver a água!

Assim, você não erra pela temperatura mais alta que o “ideal” e também não extrai um café pobrinho, por causa da água fria! Sem contar que a água não ferve a 100°C na maior parte do Brasil, certo? Cidades litorâneas terão a ebulição aos 100ºC ou algo perto disso ;). Mais um motivo para você FERVER a água.

Existem pessoas que se baseiam no tamanho das bolhas da água para entender a temperatura. Cara, se você consegue fazer isso: Parabéns! Que técnica invejável. Eu, particularmente, não sou capaz de perceber quando a bolha “triplica” de tamanho. Então mais uma vez a dica é ferver a água!

Ferver e ferver e ferver? Ok! Mas vamos nos atentar – apesar de dizer para você ferver a água várias vezes – insistir na fervura também é um erro. O início da fervura máxima é a hora certa para já desligar o fogo. Ok? 😉 

Outro um ponto para se atentar em relação a água:

Água é mais de 95% da composição bebida, utilize uma boa água: Filtrada ou Mineral, mesmo fervendo a água. O problema não é a somente a questão de bactérias e micro-organismos presentes na água da torneira e sim o CLORO, ele acaba com a sua experiência. Ok?

Ficamos combinados? Vamos ferver a água e experimentar o melhor do nosso cafezinho.

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário