fbpx

Coffee Lover

Mas afinal, criança pode tomar café?

Criança surpreende a gente de tudo quanto é jeito, né? Se para a maioria dos baixinhos o café é visto como “amargo e ruim”, para uma parcela de crianças, é a bebida mais gostosa que existe (e estão erradas?). Portanto, fica a dúvida: criança pode tomar café?

Eu já presenciei diversas vezes, o momento em que os baixinhos pedem café aos pais. Várias vezes eu vi adultos oferecendo café entre si, e do nada ouvi um “também quero, pai!”. Entretanto, alguns pais não permitem que os pequenos tomem café, outros servem só um pouquinho e alguns, quase enchem o copo para a criança beber. Desta forma, me ocorreu esta dúvida, se a criança pode tomar café ou se faz mal ao organismo. Você sabe qual a resposta?

Os benefícios do café são muitos, mas para a garotada isso também vale?

criança pode tomar café

Os pais até podem dar café para a criança, mas com moderação!

Para a alegria dos pequenos coffee lovers, a resposta é: sim! Contudo, com moderação.

A partir dos dois anos de idade, a criança pode tomar alguns goles, apenas para experimentar. De acordo com a pediatra Antranik Manissadjian, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, os baixinhos podem tomar até uma xícara ao dia, desde que já tenham mais de seis anos de idade.

Em excesso, o café pode trazer problemas ao organismo. De acordo com a nutricionista Laura Uzunian, da Clínica Mater Prime, para a revista Veja: “O café pode impedir a absorção de nutrientes importantes ao crescimento como o ferro e o cálcio, prejudicando o desenvolvimento ósseo. Além disso, há o risco de agredir a mucosa estomacal, podendo causar dores e desconfortos gástricos”. Então, já viu né? Prevenir é melhor do que remediar!

Mas se consumido em quantidade e hora certa, o café traz grandes benefícios. Ainda em entrevista para a Veja, a nutricionista declara que: “A bebida costuma ser benéfica para melhorar o foco e a atenção. Além disso, pesquisas recentes mostram o efeito positivo no tratamento da esteatose hepática, o acúmulo de gordura nas células do fígado”.

Aí sim, hein?!

Ah, outro ponto a ser lembrado: cafeína é estimulante, como todos nós sabemos e adoramos. Portanto, assim como até o cheiro do café já desperta, a bebida pode deixar a criança elétrica.

Então, nada de dar café durante a noite aos pequenos :).

Em entrevista para a revista Crescer, a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), confirma esta idade para começar a tomar um cafezinho.

Então, se a dúvida é a partir de que idade a criança pode tomar café, a resposta é: a partir dos seis anos, com moderação. Antes disso, apenas deixe o pequeno experimentar para matar a vontade.

Com a quantidade de no máximo uma xícara ao dia, a criança não terá problemas em seu organismo. Aliás, se misturar o café expresso com leite (3/4 de leite para ¼ de café expresso), a criança vai ingerir mais cálcio e zinco e menos cafeína.

criança pode tomar café

Entre as alternativas de bebida estão: café com leite, descafeinados e chás!

Desta forma, controlando o excesso de cafeína, é possível oferecer a bebida com segurança

Vamos reforçar que o problema da ingestão do café está no excesso. A criança pode tomar café e ficar mais alerta para estudar, por exemplo. Mas, em exagero, a absorção de cafeína pode resultar em agitação, dores no estômago, irritação e insônia. Além disso, a absorção de ferro pode ficar comprometida e isso pode levar à anemia.

Outra alternativa bem legal, é servir café descafeinado ao seu pequeno. Assim, a criança pode tomar café e se satisfazer, sem se prejudicar. Perfeito!

O café tem ação antioxidante, possui minerais e vitaminas. Assim, adolescentes podem começar a tomar um expresso puro, sem leite. Afinal, o sistema nervoso central já está praticamente formado. Para os menores, misturar a bebida ou preparar a introdução do café primeiramente com chás, é uma ótima escolha.

Entretanto, sobre os chás, é essencial conversar com o pediatra antes de oferecer aos pequenos. Afinal, os chás podem causar reações alérgicas na garotada e devem ser introduzidos na alimentação, apenas depois de permissão médica. Alguns chás, como o mate e o verde, também são cheios de cafeína. Para estes tipos, a idade a partir de seis anos também está valendo!

Na dúvida, sempre consulte o pediatra da criança, pois com saúde não se brinca! Mas saber que a criança pode aprender a apreciar um cafezinho mesmo que com moderação, é muito bom.

Mas e você, conhece algum “mini coffee lover”? Você bebia café quando era criança?

Conta pra gente, hein?!

Veja também: Vamos moer café: o passo essencial para preparar uma bebida incrível!

Monique Almeida
Monique Almeida

Estudante de Publicidade e Propaganda na ESAMC Campinas, sou apaixonada por moda, livros, dias de chuva e momentos em família. Amo mochilar, e passo o tempo livre planejando minhas viagens!

Nenhum comentário
Poste um comentário