Coffee Lover

Como guardar café? Armazenamento correto é a chave para um café delicioso!

Se você souber como guardar café em casa, com toda certeza poderá desfrutar o melhor da bebida na hora em que bem entender. Sabemos que o café, ao ser moído, pode perder um pouco de suas propriedades se ficar muito tempo sem uso. Portanto, o ideal é consumir o grão logo após passar pelo moedor. Mas também sabemos que nem sempre dá para fazer este processo de moagem e que a saída é ter o café guardadinho e pronto para a hora da necessidade. Então, preste atenção nos passos que vamos te passar! Siga estas dicas e aproveite o melhor do seu cafezinho.

Mas realmente tem forma certa? Como guardar café na geladeira?

como guardar café

Não basta ter café com qualidade! Tem que guardar café em grãos da maneira certa!

Sim, tem forma certa de guardar e não, não pode na geladeira! A recomendação é que o seu café evite temperaturas extremas. Portanto, mantenha o pó bem longe do freezer e geladeira. Aliás, guardar a substância na geladeira pode fazer com que o café absorva a umidade e odores deste espaço.

Sem contar que ao ficar no freezer, o café pode congelar e os resíduos de gelo fazem com que o grão perca sabor e aroma.

Lugar seco, lugar seguro

É de extrema importância guardar o café em local seco. Afinal, os grãos ficam mais sensíveis depois de torrados e é preciso evitar umidade, calor, luz e ar em excesso.

Sem estes cuidados, infelizmente as características sensoriais podem ser perdidas. Não é isso que queremos, certo?

Atenção especial para guardar seu cafezinho em embalagens escuras que protegem a substância da luz. Aliás, potes herméticos são as melhores opções para evitar contato com o ar.

Quanto você consome?

Se você quer saber realmente como guardar café e não perder suas propriedades, então compre pacotes menores. Avaliar o seu consumo mensal é um ótimo passo. Assim, ao saber o quanto consome por mês, calcule a aquisição de café por embalagens menores. Desta forma, seu café não perde sabor e aroma pela oxidação do contato com o ar ao abrir o pacote. Ah, e você não fica sem café!

com guardar café

O ideal mesmo é consumir o café assim que moído!

Parece óbvio, mas tem quem esquece..

Observar a data de validade é primordial para qualquer alimento. Entretanto, na correria do dia, tem quem se esqueça. A regra aqui é: quanto mais fresco, melhor fica o café!

Outro detalhe importante: nunca mistura aquele restinho de “café velho” com o café do pacote novo. Acredite, isso afeta e muito o sabor da bebida.

Outro ponto importante sobre o frescor: não observe apenas a data de validade e sim da torra. Quanto mais recente a torra do grão, mais fresco ele está.

”Acabei de fazer compras e comprei logo 1 kg de café…e agora?”

Calma, dá para salvar o café, amigo! Tente consumir tudo em até 15 dias (gostou, né?) e depois siga nossa terceira dica.

Mas por enquanto, o negócio para garantir que o seu café não perca nenhuma propriedade é o seguinte: divida o café em vários pequenos potes e tampe muito bem, mantendo-os em local seco, longe de luminosidade e ar. Manuseie o conteúdo dos potes apenas quando necessário, hein?! Isso deve bastar para manter o cuidado com o pó/grão precioso.

como guardar café

Guardou bem? Agora, aproveite!

Prontinho! Agora você já sabe os passos fundamentais e entendeu como guardar café do jeito certo, faz toda diferença. Aproveite a sua bebida da forma mais saborosa e conta pra gente se você já sabia guardar certinho.Até mais!Leia também: Como fazer café coado no Hario V60

Monique Almeida
Monique Almeida

Estudante de Publicidade e Propaganda na ESAMC Campinas, sou apaixonada por moda, livros, dias de chuva e momentos em família. Amo mochilar, e passo o tempo livre planejando minhas viagens!

Nenhum comentário
Poste um comentário