Coffee Lover

Como fazer café coado?

Não tem como discutir: Café coado é paixão nacional!

É paixão nacional, sim! É confort food – café coado de vó é a primeira lembrança cafeinada de uma nação inteira! Mas você conhece os segredos de como fazer café coado dos bons?

Não importa qual método de preparo você utiliza, as dicas aqui são premissas para qualquer um!

Mais importante que o método de preparo é o café que se utiliza…

Essa é uma das máximas que utilizamos aqui, o óbvio é que para fazer um café coado dos bons você vai precisar – sem negociar – de um café dos bons! 😉

Então considere as dicas para o preparo de cafés de preferência de qualidade, para o esforço fazer sentido em sua experiência cafeinada!

Ponto crucial para fazer café coado:

Água!

Água é mais de 95% da sua bebida final, então é preciso mais do que atenção! Água de torneira: NUNCA! O cloro não vai contribuir com o preparo do seu café coado.

Leia também ~> ferver água pra fazer café? Como assim?

Escolha água filtrada ou mineral.

Anota que essa dica vale ouro rs

Vamos ao passo a passo:

  • Coloque o filtro de papel dentro do porta-filtro e escalde com água quente, isso para evitar que o cheiro e gosto do papel passe para a bebida e também para esquentar o recipiente. Em seguida despejar a água da jarra. Faça o mesmo procedimento caso utilize um coador de pano!
  • De preferência moa seu café na hora, já falamos da importância desse passo aqui. A moagem deve ser de preferência média. Isso significa que o grão deve ser mais grosso que o do café tradicional torrado e moído vendido no supermercado. Se essa for uma variável que você não consegue controlar, escolha cafés de empresas que fazem a moagem antes de te entregar o café. É uma boa alternativa.

View this post on Instagram

E mais… você costuma moer café na hora do preparo?

A post shared by Coffee Lover (@coffeeloverbrasil) on

  • Enfim, despeje o café moído no filtro já escaldado.
  • Faça uma “pré-infusão” ou seja, hidrate todo o pó com pouca quantidade de água, aproximadamente e espere por 30 a 45 segundos. Para que o café “respire” e libere os gases provenientes da torra, junto com os aromas do seu café. O famoso blooming! Isso principalmente para cafés com torra recente!
  • Após a “pré-infusão” termine de despejar o restante da água e aproveite.

Esse é um roteiro básico

Não se limite! Viva a experiência de cada café! Brinque com as variáveis e encontre a forma que mais te agrade.

Fazer café coado é uma arte que podemos praticar todos os dias – no conforto do nosso lar! 🙂

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário