fbpx

Coffee Lover

Como fazer café coado no Hario V60

Hario V60 – Método coado? O que é? Como utilizar?

Hario V60 é um método de preparo de café muito querido entre os Coffee Lovers e profissionais da bebida, utilizado em competições e tudo mais.

É classificado como método coado pela gravidade!

Arrisco em dizer até que é o café do dia-a-dia de uma grande parte do consumidor mais exigente.

Isso por que é bem parecido com o método coado que estamos acostumados a ver e fazer em casa, um porta filtro para utilizar com filtro de papel, café em pó, água quente e Voilà!

Apesar da aparência semelhante, o resultado final da bebida é bem diferente. Vamos falar sobre mais isso… 

Porque o método é chamado Hario V60 e o que faz dele diferente?

O método Hario V60 carrega esse nome pelo seu formato cônico (aqui a primeira diferença), com ângulo de 60°. Essa inclinação contribui para a experiência no preparo do café.

Outra diferença importante é a presença de ranhuras em toda a parede interna do Hario V60, em forma de espiral que proporcionam a aderência do filtro de papel e facilita a distribuição do pó de café.

Leia também ~> Kalita Wave e Hario V60: o dia que resolvi testar

Uma diferença que chama muita atenção e faz muita diferença no resultado final da bebida é o orifício. É muito maior que o presente no coador tradicional. Veja a foto abaixo:

Essa característica permite que se altere o resultado final da bebida de acordo com o fluxo da água.

Uma particularidade importante do método completo é também o filtro de papel. Também em formato cônico para a perfeita acomodação no filtro Hario V60.

Como preparar o café no Hario V60? Qual o segredo?

Antes de mais nada vale reforçar que mais importante que o método de preparo é o café que irá utilizar. Escolha cafés de qualidade. Apenas assim a experiência faz sentido.

Eu não gosto de falar muito em receita, acredito que a graça da coisa está em testar proporção de café x água de acordo com o café que você tem.

A melhor receita para um café, pode não ser a melhor receita para outro. Experimentem! Se aventurem!

Porém, para uma referência e para melhor explicação para vocês, vou considerar 10g de café para 100ml de água. Ok?

Então na “receita” de hoje vou considerar 200ml de água para 20g de café.

Aqui vai um passo a passo de como preparar o café no Hario V60.

  1. Coloque o filtro de papel dentro do porta-filtro e escalde com água quente, isso para evitar que o cheiro e gosto do papel passe para a bebida e também para esquentar o recipiente. Em seguida despejar a água da jarra.
  2. De preferência moa seu café na hora, já falamos da importância desse passo aqui (saiba mais em Dicas para moer café). A moagem deve ser de preferência média. Isso significa que o grão deve ser mais grosso que o do café tradicional torrado e moído vendido no supermercado.
  3. Enfim, despeje o café moído no filtro já escaldado.
  4. Faça uma “pré-infusão” ou seja, hidrate todo o pó com pouca quantidade de água, aproximadamente 50ml e espere por 30 a 45 segundos. Para que o café “respire” e libere os gases provenientes da torra, junto com os aromas do seu café. O famoso blooming!
  5. Após a “pré-infusão” termine de despejar o restante da água e aproveite.

Dica de ouro: Água!

Água é a maior parte da composição do seu cafezinho, ela é importante!

Utilize sempre água mineral ou filtrada!

A temperatura ideal para a extração do café coado é alta! Entre 92° e 96°. Caso você não tenha um termômetro em casa, deixe a água ferver e desligue o fogo logo em seguida!

E para reforçar o que foi citado lá em cima: Tudo isso só faz sentido com café de qualidade!

Aproveite! 🙂 

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário