Coffee Lover

Como é a moagem do moedor manual Hario Slim?

O moedor manual Hario Slim funciona para quais métodos? Como é a moagem do moedor?

O moedor manual é um utensílio de desejo do Coffee Lover que pretende moer café na hora em casa (No link você pode conferir o porque é importante moer seu café na hora). Você é um desses mas tem dúvidas se realmente funciona pra você? Vamos esclarecer alguns pontos pra te ajudar a decidir.

Pra começar… qual o funcionamento do moedor manual Hario Slim?

Ele é portátil, fácil de carregar e dispensa o uso de energia elétrica para o funcionamento. Todo o resultado será proveniente do seu esforço. 🙂

Confesso que não é a forma mais confortável de moer seu café, mas a qualidade da moagem pode compensar esse sacrifício (se comparada com a moagem dos moedores elétricos por lâmina – que são normalmente mais em conta que o moedor manual).

A moagem feita pelas lâminas de cerâmica e é possível fazer a regulagem da moagem pelo parafuso encontrado na base da parte superior. E diria que esse é o grande diferencial do moedor manual Hario Slim.

Fácil de montar, desmontar e de lavar!

Você pode ver abaixo que todas as peças são desmontáveis. Caso precise lavar seu moedor manual Hario Slim a boa notícia é: Todas as peças são laváveis. Porém, as peças são pequenas. Então atenção ao desmembrar. #ficadica

Segue um vídeo com as instruções para lavar seu Hario Slim!

E agora vamos aos fatos… Como é a moagem do moedor Hario Slim?

Agora que você conhece o funcionamento e a manutenção do seu moedor manual, vamos te apresentar a moagem em algumas regulagens específicas.

Separei 5 pontos da regulagem, assim você consegue ter boas referências dos possíveis resultados.

Como já falamos lá em cima, a regulagem se dá pelo parafuso encontrado na base da parte superior do conjunto. Ou seja, quanto mais “solto” o parafuso, mais grossa será a moagem. E vou começar por aí… da moagem grossa, cascalhada, até a mais fina.

Vamos usar como referência a posição do parafuso para explicar as diferentes moagens! Entre as moagens representadas abaixo existem outras variações. 

Moagem super grossa:

Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina

Nas fotos acima você pode observar que a base do parafuso linear à peça de regulagem, temos praticamente a “quebra” do grão de café em 3 partes. É realmente uma moagem bem grossa.

Esse tipo de moagem é indicado para alguma infusão, exemplo uma infusão de gin com café (delícia hein!?) por algumas horas para extrair o que deseja do café. Ou mesmo uma infusão longa para Cold Brew. Deixamos esse trabalho para os mixologistas, baristas e bartenders (ou aventureiros) de plantão!

Moagem Grossa:

Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina

Quando podemos ver o primeiro sulco do parafuso, temos uma moagem ainda grossa. Porém já é possível utilizar em métodos de extração com água quenta, como a French Press e também pode ser utilizada para o Cold Brew!

Moagem Grossa / cascalhada:

Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina

Quando é possível observar 2 sulcos do parafuso o resultado é uma moagem ainda grossa. Também indicada para a French Press.

Outro detalhe importante é a homogeneidade, os grãos não são exatamente regulares, mas o resultado é realmente melhor que o resultado dos moedores elétricos por lâmina! 🙂

Moagem Média:

Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina

Quando podemos observar 3 sulcos do parafuso chegamos na moagem média, indicada para os métodos coados e entre tantos outros. Vale reforçar que entre as moagens aqui representadas existem outros pontos de regulagem. 🙂

Moagem Fina:

Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina Moedor Hario Slim - Moagem grossa à fina

E por fim, essa é a moagem mais fina possível no moedor Hario Slim.

Você pode observar que é bem parecida com a moagem dos cafés tradicionais, aqueles encontrados moídos no supermercado:

À esquerda moagem fina Hario Slim - à direita moagem do café tradicional

À esquerda moagem fina Hario Slim – à direita moagem do café tradicional

Não chega a ser a moagem fina que o café espresso pede, porém para sua experiência de preparo pode ter algum momento que precisará dessa moagem. E a graça de ser Coffee Lover está ai!

Espero que a publicação tenha sido esclarecedora! Chegou a hora de ter seu moedor manual? 🙂

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário