Coffee Lover

Só o cheiro de café faz o cérebro despertar!

Apenas o cheiro de café? Oi!? Como assim?

Calma, vamos explicar! Uma pesquisa descobriu que estudantes que foram expostos ao cheiro de café se deram melhor nas provas de matemática. Podemos dizer que aconteceu o famoso “efeito placebo”. Vamos aos detalhes…

Tomar uma xícara de café causa alguns efeitos em nosso corpo, você pode conferir isso na publicação “As substâncias do café e seus efeitos”. Porém, o que mostrou a pesquisa feita no Instituto de Tecnologia Stevens, em Nova Jersey, é interessantíssimo.

Que pesquisa foi essa?

Foram separados 114 estudantes em dois grupos que responderam a um questionário de matemática. Um dos grupos foi exposto ao cheiro de café durante a realização do teste e advinha: Tiveram notas mais altas do que o outro grupo.

O cheiro de café nos estimula!

O cheiro de café nos estimula!

O cheiro de café utilizados durantes os testes eram livre de cafeína, um ponto importante de acordo com os pesquisadores.

70% dos participantes do grupo exposto ao cheiro de café afirmaram que perceberam o aroma no ar enquanto faziam a prova.

Qual foi a conclusão então?

A pesquisa chegou à conclusão que somente sentir o cheiro da bebida pode ser o suficiente para, de alguma forma, despertar o cérebro dos estudantes.

A hipótese é que seria um resultado similar ao efeito placebo.

“Os estudantes pensaram que poderiam se sair melhor, e nós demonstramos que essa expectativa estava relacionada à melhora na performance”

Compartilha a líder da pesquisa, professora Adriana Madzharov.

O efeito placebo pode causar uma certa “descrença” em muitas pessoas, mas pesquisas mostraram que é possível e realmente acontece.

Vamos citar um outro estudo no qual a equipe quis entender se o cheiro de café pode fazer com que alguém fique acordado por mais tempo, por exemplo.

Esses dados podem ser importantes para quem pretende organizar espaços de concentração ou grupo de estudos. Já pensou uma biblioteca com cheiro de café? Ou até mesmo sala de aula…

O olfato é um dos nossos sentidos mais poderosos.

Não parou por ai…

Uma outra etapa do estudo envolveu um questionário. Dessa vez, mais de 200 participantes foram perguntados sobre como reagiriam a cheiros diferentes.

O resultado foi: Disseram que o cheiro de café poderia deixá-los mais alertas em comparação a outros cheiros, como de flores ou nenhum outro.

Para conclusões definitivas sobre a aplicação de aromas como ferramenta de performance em massa precisa de muita pesquisa ainda. E que evoluam e considerem o cheiro de café como bandeira dessa ideia.

Já a nossa conclusão é que… cheiro de café é bom! Se não desperta, aguça uma vontade de beber café e até nos transporta a momentos em que o café esteve presente em nossas vidas!

Café é cheiroso demais!

O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Enviromental Psychology.

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário