fbpx

Coffee Lover

café originou a webcam

Você sabia que o amor pelo café originou a webcam?

E atire a primeira pedra quem, hoje em dia, nunca utilizou uma webcam, ou mesmo já teve contato com esse dispositivo. Mas você sabia que o café originou a webcam?

O café originou a webcam? Oi?

Seja no meio empresarial, cursos online, para falar com aquele amigo ou familiar que está longe, ou mesmo para gravar vídeos, a webcam tem sido muito utilizada desde sua criação, em 1991.

café originou a webcam

Modelo de webcam avulsa para computadores.

Ok. Mas o que o café tem a ver como isso? Digamos basicamente que o café tenha sido a inspiração inicial.

Segundo relatos do Dr. Quentin Stafford-Fraser, o criador desse dispositivo, a busca por respostas para o sumiço do café no laboratório da Universidade de Cambridge foi o pontapé para o desenvolvimento do projeto.

O mistério do café desaparecido!

Havia uma cafeteira muito querida por todos no laboratório de tecnologia da universidade inglesa, a famosa Trojan, porém um mistério envolvia essa cafeteira: o café mal se derramava, e logo desaparecia por completo.

Como a Trojan ficava a uma distância razoavelmente segura do laboratório (o que não impedia que os coffee lovers a encontrassem), era muito comum receber o aviso de que o café estava pronto, mas encontrar a cafeteira vazia quando chegavam lá.

Essa situação inusitada se repetiu por tantas vezes que, já muito curioso e ansioso pelo tão esperado café que não chegava até ele, o Dr. Stafford-Fraser resolveu investigar o caso do sumiço misterioso do café.

Com o problema já identificado, e as suspeitas levantadas, surgiu uma grande ideia: vigiar o café e tentar descobrir para onde ele ia.

café originou a webcam

Dr. Quentin Stafford-Fraser. (Fonte: Internet History Podcast).

O surgimento da webcam como solução para o mistério!

Para monitorar o café e observar em tempo real quando ficasse pronto, o Dr. Stafford-Fraser genialmente instalou uma câmera de vídeo bem em frente à Trojan, e ligou a esta câmera (acoplada a um dos desktops da sala) alguns fios que a conectava ao seu laboratório.

Depois da instalação concluída, o doutor e sua equipe desenvolveram um software (lembrando que ainda estamos na época do desenvolvimento da internet em 1991) que capturava as imagens e as enviava até o outro computador.

As imagens chegavam em trios a cada um minuto e eram disponibilizadas para o restante da equipe, que então podia saber quando o café estivesse pronto e correr garantir sua xícara.

café originou a webcam

Imagem da Trojan pela Xcoffee. (Fonte: Wikipedia).

Essa invenção, chamada de Xcoffee (e hoje conhecida como webcam), se tornou útil para diversas outras funções além de monitorar o café. Com o avanço da internet, o projeto se espalhou pelo mundo e se tornou parte do trabalho de muitas outras empresas.

Mistério solucionado!

Finalmente o mistério do sumiço do café foi solucionado. O café não simplesmente desaparecia. Na verdade, ela ia direto da cafeteira para as primeiras xícaras que chegavam na fila.

A estratégia? Não tirar os olhos da Xcoffee e correr o mais rápido possível antes que alguém chegasse primeiro.

 

Agora já sabe como o café originou a webcam? Saiba mais: Café – uma bebida genuinamente abençoada

Thaiane Pinha
Thaiane Pinha

Estudante de marketing, escritora e inclinada a jornalista. Viciada em séries e apaixonada pelos meus pets e, é claro, um bom café!

Nenhum comentário
Poste um comentário