Coffee Lover

Café na casquinha: receita de sobremesa de Páscoa!

Você já deve ter visto o café na casquinha de sorvete nas fotos que circulam pelo Instagram ou no Pinterest. A bebida que já é deliciosa por natureza, fica ainda melhor quando servida desta maneira. Afinal, imagine tomar um café expresso na casquinha e poder comer o “copo” depois? Muito bom, não é? Ideal para servir como sobremesa de Páscoa ou até mesmo no café da tarde, essa receita para Páscoa vai surpreender!

Imagine a situação: você toma um gole do seu café expresso e sente de uma vez só os aromas de café e chocolate, o sabor amargo e em seguida o doce e por fim, pode morder uma casca crocante de sorvete. Então, foi para proporcionar essa deliciosa experiência que a cafeteria The Grind Coffee Companyna África do Sul, criou essa opção com chocolate. Após a invenção várias cafeterias ao redor do mundo adaptaram suas receitas e você, coffee lover, pode apreciar a bebida/sobremesa e até mesma fazer a sua em casa.

Aliás, você já tem o seu cantinho do café? Se você tem o seu espaço dedicado ao preparo da bebida, aproveite para providenciar as casquinhas e o chocolate para o seu estoque. Afinal, garantimos que após provar essa delícia, você vai querer fazer o tempo todo!

 

café na casquinha

Reprodução: The Grind Coffee Company (@thegrindza)

Café na casquinha de sorvete: a combinação inusitada que conquistou muitos fãs!

A proposta original é do barista Dayne Levinrad, que popularizou a hashtag #coffeeinacone (café no cone) nas redes sociais. Para saber como fazer café na casquinha de maneira perfeita, foi preciso testar várias receitas e Dayne contou com a ajuda de especialistas em chocolate para criar a fórmula ideal. Para Dayne, era preciso combinar café expresso e chocolate na casca, de uma forma que não derramasse na mão do cliente.

No preparo da cafeteria The Grind Coffee Company, o cliente pode escolher um café cortado ou um macchiato, mas já ciente de que não cabe muita bebida no cone. Assim, as doses de café podem ser um pouco diferentes das que estamos acostumados.

Embora seja possível colocar qualquer tipo de café na casquinha de sorvete, a combinação favorita é de café amargo e sem açúcar, que após alguns minutos em contato com o chocolate do interior da casca, recebe o sabor doce da sobremesa. Ah, aliás, são cerca de 4 minutos para o chocolate que fica na parede do “biscoito” derreter. Então, aprecie…com rapidez!

Em algumas cafeterias e gelaterias brasileiras é possível encontrar essa mistura feita para beber e comer. E para quem come primeiro com os olhos, uma boa notícia: a iguaria geralmente vem com uma latte art ou coffe art. Os termos são referentes aos desenhos feitos por baristas, na finalização de bebidas cafeinadas.

café na casquinha

Café depois do almoço já é bom, combinado com chocolate é melhor, mas tudo junto em uma casquinha, é perfeito!

Do chocolate no cone até chantilly com calda, é possível apreciar o cafezinho em várias versões!

Chocolate belga, granulados, nozes, canela, coberturas e chantilly. Se você ama doces vai adorar saber que toda mistura é bem-vinda no preparo da receita. Aliás, até um affogato pode ser feito na versão “cascuda”. Sobre esta última opção, imagine a soma: casquinha de sorvete, uma grossa camada de chocolate nas paredes, café expresso e uma bola de sorvete. Tá bom ou quer mais?
Café na casquinha

Reprodução: The Grind Coffee Company (@thegrindza)

Se você ainda não experimentou essa gostosura, que tal fazer em casa?

Vamos te dar uma receita que é fácil e rápida de preparar. Mas depois você nos conta como ficou, beleza? Ah, e o café que vai dentro da casca pode ser coado ou feito em máquina. Aliás, existem tantos métodos diferentes de preparo para café, então é só escolher o seu tipo favorito!

Então, para garantir aquele cafezinho depois do almoço, veja que fácil essa sobremesa de Páscoa:

  • Se for fazer cascão, a receita renderá dois. Se for casquinha, renderá 4.
  • 1 barra de chocolate (90g). Você escolhe se é ao leite, amargo ou meio amargo. Em geral, as barras de chocolate meio amargo fazem mais sucesso.
  • 1 cápsula de cappuccino ou café para cada cone (se for cascão) ou 1/2 dose de cápsula para cada casquinha. Mas como já falamos, pode ser usar o café preparado no método de sua preferência.

Quebre ou pique a barra e coloque em um recipiente, depois leve ao microondas por 1 minuto. Retire o chocolate do microondas e misture com uma colher até ficar uniforme. Com a ajuda dessa colher, passe chocolate no interior do cascão ou da casquinha. Entretanto, para fortalecer a base, deixe uma camada mais generosa no fundo. Assim, depois que fizer tudo isso, leve as casquinhas para o freezer por cerca de 10 minutos.

Enquanto as casquinhas gelam, prepare o café. Assim que passar os 10 minutos, retire os cones do freezer e pode despejar o seu café fresquinho dentro deles. Se quiser incrementar ainda mais a receita, coloque um pouco menos de café e deixe espaço para um pouco de chantilly ou sorvete (ou os dois!).

Agora sim, é só aproveitar!

Vai fazer essa receita maravilhosa? Se for, já sabe: conta o que achou!

Até logo!

Veja também: Novidades sobre café: Nestlé vai vender cápsulas de café Starbucks!

Monique Almeida
Monique Almeida

Estudante de Publicidade e Propaganda na ESAMC Campinas, sou apaixonada por moda, livros, dias de chuva e momentos em família. Amo mochilar, e passo o tempo livre planejando minhas viagens!

Nenhum comentário
Poste um comentário