fbpx

Coffee Lover

Harmonização perfeita: O café e chocolate!

Uma harmonização pra encher a boca d’água de tanta vontade!

Como não amar café e chocolate? Eles juntos então…

Com certeza você já experimentou essa harmonização! O café com chocolate ao leite, ou com aquele bolo de chocolate vai sempre bem. Não é mesmo?

E se você nunca experimentou, não perca tempo! O quanto antes experimente essa combinação que é praticamente divina!

Porque café e chocolate combinam tanto?

Basicamente porque são itens que trabalham claramente os princípios da harmonização: Harmonização por similaridade e harmonização por contraste!

Harmonização perfeita: café e chocolate!

Harmonização perfeita: café e chocolate!

Harmonização por similaridade: Similaridades entre os aromas e sabores do café com o alimento a harmonizar formam uma conexão agradável ao paladar. Essa conexão ressalta as qualidades comuns da harmonização!

Harmonização por contraste: O contraste entre os aromas e sabores do café com o alimento a harmonizar é o que equilibra o paladar!

Amargor com acidez é um exemplo de harmonização por contraste! Isso porque sabores e aromas interagem entre si. Eles se combinam, repelem, limpam um ao outro, mascaram ou aumentam a intensidade.

Quer uma dica de como harmonizar café e chocolate na sua casa?

Aqui vai…

Com um pedaço de chocolate na boca, tome um gole do café e deixe o chocolate derreter!

Dessa forma é possível perceber o café muito mais encorpado, com nada ou quase nada de amargor, o que faz essa experiência ser muito agradável.

É interessante também harmonizar chocolate 50% cacau ou mais com cafés com acidez acentuada. A percepção de complemento entre o café e chocolate é muito agradável!

Sem contar que…

O chocolate pode ser um grande aliado a você que pretende a tirar o açúcar do café!

É uma dica valiosa e vai ajudar muito se você tem dificuldade de tomar café sem açúcar. Experimente e boa harmonização! E não esqueça… consuma sempre bons cafés! 🙂

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário