Coffee Lover

Cafe Arábica e Café Robusta – Qual a diferença?

Café Arábica e Café Robusta. O que são?

Entre as diferentes características que os cafés possuem encontramos a informação Café Arábica e Café Robusta, quer saber o que isso significa?

Você vai ver que não é complicado entender!

Vamos começar do início: O café antes de ser bebida foi uma semente de uma fruta, que vem do “pé de café”. Assim como em outras frutas, existem também tipos de cafés.

Por exemplo, a banana pode ser prata, nanica, maçã, etc. e o café pode ser Arábica ou Robusta e a partir daí vêm as variedades de cada “tipo de café”.

Quero dizer que o “tipo de café” é nada mais, nada menos que a ESPÉCIE da planta!

E existem apenas essas duas espécies 😉

Por dentro de cada espécie:

Café Arábica e Café Robusta: Qual a diferença?

Café Arábica e Café Robusta: Qual a diferença?

  • Café Arábica (Coffea Arabica): Proveniente das montanhas da Etiópia. A planta é bastante delicada e necessita de tratamentos intensos. As variáveis como terroir, clima, processos de colheita e pós colheita influenciam muito no resultado final como bebida. É a especie líder de mercado, corresponde a mais de 60% da produção de café mundial e 3/4 da produção nacional. As variedades como Bourbon, Catuaí, Catucaí, Mundo Novo, Topázio, entre outras são da espécie Café Arábica.
  • Café Robusta (Coffea Canephora): Proveniente do Congo e da Guiné, com produção mundial concentrada na África, Ásia e América do Sul (inclusive Brasil). As variedades mais conhecidas (e não únicas) são o robusta e o conilon.

Café Arábica e Café Robusta: Qual tem mais cafeína?

Antes de ir ao ponto da questão vale dizer que espécies diferentes possuem características próprias. No caso, o número de cromossomos. Enquanto o Café Arábica possui 44 cromossomos, um material genético mais complexo, o Café Robusta possui apenas 22.

Leia também: Café especial: O que tem de especial nesse café?

E no que se diz respeito a quantidade de cafeína, o Café Arábica  possui 1,2% em média contra 2,2% do robusta (quase o dobro).

Isso reflete diretamente no sensorial. São espécies diferentes, com sabores diferentes!

100% Arábica – É um café melhor?

O Café Robusta é considerado o “primo pobre” da família, muito utilizado para “blendar” cafés para apresentar “mais corpo” a bebida. Minha opinião é que o Café Robusta não é só isso! Por isso eu digo pra você consumidor: Não crie nenhum preconceito!

Café Arábica e Café Robusta: Qual o melhor?

Café Arábica e Café Robusta: Qual o melhor?

Já existe Café Robusta de qualidade. As famílias produtoras estão fazendo um manuseio cuidadoso para resultar em uma bebida excelente, isso é muito importante para o Brasil.

Inclusive a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) passou a associar produtores de Café Robusta, após observar o trabalho da cadeia produtiva. Show de bola!

Tudo está ligado ao consumo consciente: Se você sabe de onde vem o Café Robusta que você vai tomar, conhece os processos, a experiência com o café será interessante.

Mais vale um Café Robusta de qualidade, que um 100% Arábica com gosto de carvão! rs

Vamos ao outro ponto. Se você ainda compra café no supermercado, a informação 100% arábica no pacote pode indicar uma compra melhor!

No final das contas a exigência é sua, consumidor. Exija o melhor!

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Comments: 6
  • Avatar
    Maria Áurea Ribeiro
    15 de maio de 2019 08:07

    Excelente explicação.

  • Avatar
    Nuno Martins Neves
    27 de maio de 2019 18:29

    Obrigado! Acho que finalmente encontrei quem me conseguisse ajudar a descobrir qual a planta de café que tenho cá em casa 🙂 Obrigado desde os Açores (Portugal) 😉

  • Avatar
    Luna
    26 de janeiro de 2020 16:59

    Não te conheço, mas já te considero demais!

    Amei a explicação, encontrar um artigo aberto e abrangente sobres as espécies me deixou super feliz, pois é possível sim encontrar tanto Arábica quanto Conilon de boa qualidade!

Poste um comentário