fbpx

Coffee Lover

Aeropress: Método de preparo e a Competição!

Campeonato Brasileiro de Aeropress!

Campeonato Brasileiro de Aeropress: Um evento que mexe com o coração dos baristas e Coffee Lovers. No campeonato competidores disputaram uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial de Aeropress.

A edição de 2018 aconteceu em Brasília, foram 3 dias de evento. Segue abaixo a programação compartilhada pela organização do Campeonato Brasileiro de Aeropress. No link você acompanha toda as informações do evento!

Dia 07.09: Clandestino Café: Experiência COFFEA – 16h – entrada franca
Palestras, debates, troca de experiências e lançamento do mini doc Ao Aroma do Café. Tudo isso liderado pela Kelly Stein do Portal COFFEA. Pra curtir o feriado e aprender mais sobre café!

Dia 08.09: Cervejaria Criolina: Campeonato de Aeropress – 16h – entrada franca
Enquanto baristas de todo o Brasil disputaram uma vaga para representar o Brasil no Mundial, foi possível curtir a vibe do campeonato, torcer, comprar umas lindezas na loja oficial do evento, conhecer a Pressca, tomar um espresso delicioso com a galera do Café Clandestino, brincar numa Linea Mini, provar várias brejas da Cervejaria Criolina, conhecer o cardápio novo da casa

Dia 08.09: Cervejaria Criolina: Black Coffee – 22h – contribuição voluntária
O Baile foi comandado pelo Black Coffee, o projeto mensal do Cafe Clandestino, com os DJs Mak & Wash discotecando muito Soul, Funk, Jazz & Hip-Hop, 100% vinil.
E ainda com a participação especial do VJ Philipe Nagô e suas projeções iradas!

Dia 09.09: Sítio Semente – 10h
Visita guiada por Rômulo Araújo no Sítio Semente. Excelente oportunidade para conhecer um sítio de produção agroflorestal, ver o café incluído em um ecossistema biodiverso e provar cafés do local.

Que vença o melhor!

No mundo competitivo representar o Brasil – em qualquer campeonato mesmo – deve ser uma grande emoção. Mas representar nosso país em campeonatos relacionados à café tem um gosto especial.

Somos um país produtor e uma de nossas bandeiras mais importantes é o café, a visibilidade que esse tipo de evento trás para o Brasil é muito importante!

Sorte para o nosso representante!

Quem foi o campeão do Campeonato Brasileiro de Aeropress 2017?

Já falamos por aqui do campeão – Leonardo Gonçalves – venceu a competição em 2017 e levou pra casa o caneco dourado – cá entre nós – quem é que não quer uma Aeropress dourada no cantinho do café? Seria show!

Leonardo Gonçalves, campeão brasileiro de Aeropress 2017!

Leonardo Gonçalves, campeão brasileiro de Aeropress 2017!

 

Saiba mais sobre o Léo, do Café ao Leu.

O Leo até compartilhou conosco a receita que seguiu para ganhar a competição, quer testar?

Mas afinal o que é Aeropress?

Aeropress é um método de preparo de café, criado em 2005 por um engenheiro americano chamado Alan Adler. A ideia da criação desse método é proporcionar praticidade e comodidade ao preparar o cafezinho.

A Aeropress é composta por 3 partes: Porta filtro, o pistão (parte interna) e o tubo externo. Parece com uma seringa. É um café coado, porém sob pressão, o que traz uma complexidade interessante sensorialmente falando.

Aeropress - método de preparo

Aeropress – método de preparo

 

Alguns pontos importantes a se atentar no preparo do café nesse método: Tempo de infusão (contato do café com a água), temperatura da água e moagem.

Indicamos uma moagem média para iniciar, mas para uma boa experiência teste da forma que melhor agradar. Bons cafés pra você e uma maré de sorte aos competidores do Campeonato Mundial de Aeropress!

Angelica Lebante
Angélica Lebante

Angélica Lebante. nascida no ABC paulista é apaixonada por cafés e comprometida em compartilhar momentos cafeinados com o projeto Coffee Lover.

Nenhum comentário
Poste um comentário